Resenha: Jogos Vorazes (The Hunger Games)
11:46"Katniss Everdeen, the Girl on Fire."
Direção: Gary Ross Produção: Nina Jacobson, Jon Kilik Roteiro: Gary Ross, Suzanne Collins, Billy Ray Baseado em: The Hunger Games, de Suzanne Collins Elenco: Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson, Liam Hemsworth, Woody Harrelson, Elizabeth Banks, Lenny Kravitz, Stanley Tucci, Donald Sutherland Gênero: Ficção científica, aventura Música: James Newton Howard Cinematografia: Tom Stern Edição: Stephen Mirrione e Juliette Welfing Companhia(s) produtora(s): Color Force Distribuição: Lionsgate Lançamento: 23 de março de 2012 Idioma: Inglês Orçamento: US$ 78 milhões Receita: US$ 691.247.768
Sinopse: Sinopse: Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?
CUIDADO: O texto a seguir pode conter spoilers do filme e do livro.
O filme veio fazer algo que é bem incomum em filmes baseados em livros: Ele veio para completar o livro. Vai agradar fãs, mas o público em geral não tem só fãs. Ele também trouxe a tona um dos grandes males da humanidade e demonstrou que a idiotia humana consegue não ter limites.
Os Estados Unidos no futuro sofreu com um período de guerra que alterou todo o país. Após a reestruturação, o mesmo passou a se chamar Panem e fora dividido em uma área da capital e em 13 distritos. Houve um momento na qual os distritos se revoltaram com o comando da capital e iniciaram uma guerra que resultou na derrota dos distritos e na obliteração do distrito numero 13. Após esse fato, a capital instituiu uma competição chamada Jogos Vorazes na qual é sorteado um casal de cada distrito para a competição. Os escolhidos passam a serem chamados de Tributos e devem competir em um local definido pela capital, matando os outros participantes até que somente sobre um competidor. Todos os habitantes quando atingem a idade de 12 anos tem os nomes incluídos no sorteio. Para cada ano seguinte é acrescentado mais uma vez o nome até quando completam 18 anos. Porém se a pessoa se incluir para receber uma provisão anual de grãos e suprimentos, seu nome é acrescentado mais uma vez a cada inclusão.
O filme nos mostra a historia da entrada de Katniss Everdeen nos Jogos Vorazes. Ela tem 16 anos e vive no distrito 12, um distrito produtor de carvão, em cujas minas o pai dela morreu em uma explosão. Sua mãe passou a viver desolada e caiu nela a responsabilidade de conseguir sustentar sua mãe e sua irmã mais nova. Katniss caça na floresta selvagem do distrito, o que é proibido pela capital, junto de Gale, um companheiro de caçada de anos. A caça é vendida no mercado negro e muitos fazem vista grossa por que são consumidores do que ela consegue na floresta, incluindo o prefeito e o policiamento do local chamado de “pacificadores”. Ela incluiu seu nome no sorteio varias vezes para a obtenção dos grãos para sustentar sua família. Durante o sorteio, para seu desespero, o nome de sua irmã fora sorteado. Para evitar que ela fosse aos Jogos Vorazes, Katniss se voluntariou, o que é permitido pelas regras e junto com Peeta Mellark é enviada para a capital, para participar da competição.
(Katniss e Gale)
Os jogos vorazes são televisionados, como uma especie de reality show futurista. Os tributos são apresentados, fazem entrevistas e são preparados para a competição. Inclusive durante a mesma é possível o oferecimento de “presentes” (enviados através de pequenos paraquedas) aos participantes, através de “patrocinadores”.
Este filme, como outros filmes que são baseados em livros, sempre cai no dilema de fazer a opção: seguir fielmente o livro ou fazer uma versão diferente. Quando se existe uma legião de fãs a segunda opção é a mais arriscada, porém a primeira tem o inconveniente de que se for fazer uma cópia exatamente igual ao do livro cause um excesso de tempo.
Neste caso aqui, houve uma sacada que talvez o faça diferir dos outros tantos filmes baseados em livro : ele complementa o livro.
Vou me explicar, no livro a personagem de Katniss é quem narra a historia, ou seja, ela é o foco da historia, o que faz que o livro seja escrito na primeira pessoa. No filme, não há essa centralização na primeira pessoa, então ele se passa em terceira pessoa. Por isso, muita coisa que não é narrada no livro, é demonstrada no filme, então eventos que acontecem no livro que não tem explicação, porque a personagem não teria visto o que levou aquilo, tem explicação demonstrada no filme.
Isso é uma ideia que faz com que os dois se complementem e pode agradar em cheio os fãs do livro. E neste sentido esse filme é bastante competente, pois o roteiro tem a participação da própria autora do livro, Suzanne Collins, e isso favoreceu os complementos da historia.
Muito do que aparece no filme e não tem no livro são coisas muito interessantes, como a participação dos gamemakers (os que controlam o jogo) e o diálogo do presidente com o líder dos gamemakers.
E quanto aqueles que não leram o livro? Bem, esse tipo de filme tem como publico preferencial, quem já é fã, porém todo filme deve ser feito para qualquer público.
Ai é que reside o problema.
O filme sofreu o problema da "sintetização do argumento". Para diminuir o tempo, muito do argumento fora reduzido e muita coisa que a principio não afetaria diretamente a historia base fora simplesmente retirado, e, isso, inclui personagens e explicações. Por isso, que o filme patina nessa hora, a retirada de explicações pode não prejudicar quem leu o livro mas para aqueles que não o fizeram, muita coisa não fará sentido ou ficará no ar e algumas delas acabam sendo mais necessárias do que parece.
Um exemplo: Quando Katniss se oferece como tributo, para livrar sua irmã Primrose de ser enviada, a apresentadora Effie Trinket pede uma salva de palmas para ela, no entanto ninguém bate palmas e todos levantam três dedos para o alto _III_ (marca registrada dos fãs da série).
Quem leu o livro, sabe que isso é um sinal de respeito e de homenagem para aqueles que morreram, ou seja, os moradores demonstraram respeito por ela ter se sacrificado e demonstraram que não tinham motivo para aplaudir. Fora um gesto inesperado e de grande impacto na personagem de Katniss. No filme não fica claro o porque disso ou o significado do gesto.
A apresentadora não soube interpretar isso, pois achou que não bater palmas era um sinal de “falta de civilidade”. Por que esse gesto é usado somente nos distritos, os residentes da capital não sabem de que se trata.
Posteriormente Katniss faz o mesmo gesto durante o jogo, em direção a uma das câmeras, como uma forma de protesto contra a organização do jogo. O gesto é transmitido para toda Panem e este gesto fez aquela revolta no distrito 11, que aparece no filme, mas não é citada no livro, porque Katniss não teria como saber disso. E a consequência desse simples gesto fez com que a regra do jogo sofresse uma mudança. A mudança aparece no livro, mas só quem assiste o filme fica sabendo o porque.
Então para aqueles que não leram o livro, fica meio indefinido afinal o porque tudo isso ocorreu. Vários outros pequenos detalhes, como quando Katniss fala para Gale que eles seriam pegos e teriam a língua cortada se tentassem fugir passam em branco para quem não leu o livro.
Na tentativa de impor uma explicação do background, no inicio do filme fora incluída algumas legendas falando do que aconteceu no passado, isso me passou a impressão de que fora uma inclusão realizada a posteriori, porque essa explicação apareceria no próprio filme, no vídeo demonstrado durante a “colheita” (momento da escolha dos tributos para o jogo). Porém fizeram um vídeo tão sutil que não explicita com clareza o que de fato ocorreu. No livro, há um discurso que fala mais claramente isso tudo.
Não houve muito espaço para o desenvolvimento dos personagens e a motivação de muitos deles não ficou muito clara no filme.
Apesar disso, o filme é bem competente no que se propõe, a síntese do argumento fez com que o filme se passe em um ritmo acelerado do inicio até o fim, o character design e o design da ambientação estão muito bem realizados e é visível que houve muitos gastos com efeitos especiais, muito bem aplicados e competentes.
O faturamento foi alto o suficiente para justificar as continuações.
Confira também a resenha do livro no nosso blog dedicado a literatura, Solstício & Equinócio: Jogos Vorazes.
Nota: 5,0
~ Vitor Iury Neves
0 comentários